[2016] Resenha "Vygostky e as teorias da aprendizagem"
Onde está Vygotsky? NEVES, R. A.; DAMIANI, M.G. Vygotsky e as teorias da aprendizagem . UNIrevista, São Leopoldo, v. 01, n. 2, 2006. Em seu artigo “Vygotsky e as teorias da aprendizagem”, a autora Rita de Araújo Neves propõe uma abordagem crítica sobre a teoria sócio-histórica de Lev Vygotsky, na tentativa de identificar com qual corrente epistemológica esse pode ser melhor enquadrado. Para isso, apresenta o que considera ser as três principais correntes epistemológicas, o empirismo, o inatismo e o interacionismo, e em que medidas Vygotsky se aproxima e se afasta dessas. Em sua apresentação das diferentes teorias epistêmicas, podemos notar que vincula a definição dos padrões de educação ao poder político, chegando a afirmar isso numa paráfrase de Giusta. Seu posicionamento fica ainda mais claro quanto a esse ponto quando observamos de que maneira ela apresenta as teorias do empirismo e do inatismo, deixando bem marcado seus aspectos negativos, afirmando serem re
Comentários
Postar um comentário